Pequenas reticências…

O macaco e a onça…

Posted on: 9 de Fevereiro de 2011

Escrito a quatro mãos, com a autora Marcia Paganini Cavéquia

Ah, lá está ele: o animal que mais faz traquinagens na mata. Vejam o tamanho do rabo dele! Que habilidade! É o macaco! Pulando de galho em galho, vive pregando peças nos outros animais! Pois escutem uma de suas “macaquices”:
Cansada das peraltices do macaco, a onça teve uma ideia, fingir-se de morta. Assim, na hora em que o macaco se aproximasse dela para lhe dar o derradeiro adeus, ia agarrar e comer o travesso.
— Dessa vez, eu é que vou fazer o macaco de bobo! Ele vai cair feito um pato, disse.
Plano bolado, bastou dizer à comadre cascavel que espalhasse a notícia de seu passamento. “Missão dada, missão

cumprida”, foi o que pensou. Agora era só se deitar no chão da caverna e esperar pelo grande momento da vitória.
A notícia da morte da onça correu como o vento por todos os cantos da mata: pelos rios, pelos capões, pelos céus e até pelas imensas árvores. Foi lá no alto, no último galho da maior árvore da floresta, que um papagaio contou ao macaco a “triste notícia”.
— A onça morreu!!! — gritou o papagaio.
— Não me diga? A onça morreu? — indagou o macaco.
A coruja, o jabuti, o jacaré, a raposa e tantos outros animais entraram na caverna e se posicionaram em volta da defunta. O macaco, esperto que só ele, chegou por último. De longe, foi dizendo:

— Mas que pena! Uma onça tão jovem e já esticou as canelas! Por acaso ela já espirrou, senhor coelho?
— Ainda não! Por quê? — questionou o coelho, intrigado.
— Oras, porque minha vozinha quando morreu deu três espirros! — disse o macaco.
Ouvindo isso, a onça espirrou, em alto e bom som, três vezes seguidas:
—ATCHIM! ATCHIM! ATCHIM!
O macaco rolava de tanto dar risada:
— Desde quando morto consegue espirrar? Saúde, dona onça!, disse ele, correndo e ainda dando boas gargalhadas.
Os animais acharam tudo aquilo muito engraçado e também começaram a rir. A onça, coitada, morreu… de vergonha!Cada animal, da formiga ao porco-espinho, saiu pela floresta contando esse acontecido para quem quisesse escutar. Foi assim… Foi assado… Eu mesmo ouvi a história narrada por uma maritaca que vive numa palmeira no fundo do meu quintal.

2 Respostas to "O macaco e a onça…"

Essa… meu pai contava prá nós seus filhos e netos, hih. Que bom encontrar ela, e poder agora memorizar melhor para contar aos meus netos. Pois o Senhor já recolheu meu pai…

Eu estava tentando lembrar essa história para contar para um priminho de nove anos. Meu avô me contou quando criança. Saudades dele.

Deixe uma Resposta

